sexta-feira, 20 de junho de 2014

Dicas de Viagens para Curtir o Inverno


Fonte: Guia da Semana 

BENTO GONÇALVES

Comecemos a nossa lista pela capital nacional do vinho: Bento Gonçalves. Localizada na Serra Gaúcha, Rio Grande do Sul, a cidade oferece três elementos principais e imperdíveis para quem passa por aqui: vinho, galeto e esporte radicais.
As vinícolas espalhadas pelos arredores da cidade oferecem visitas guiadas por enólogos (conhecedor de vinhos) nas quais você pode experimentar os mais variados tipos da bebida. O próximo passo é se dirigir a um dos aconchegantes restaurantes e provar queijos, salames e, principalmente, o tradicional galeto com polenta.
Se você é fitness e não se interessou por nenhuma dessas opções, fique tranquilo. Para queimar as calorias, basta dirigir-se ao Vale do Rio das Antas e praticar atividades como rafting e trekking.

CANELA

Canela é o destino perfeito para quem gosta de frio e natureza. Também localizada no Rio Grande do Sul, o cenário do local é composto por infinitos parques arborizados com as espécies mais tradicionais do clima frio, como as araucárias. Os parques oferecem atividades tanto para aqueles que buscam ficar tranquilos tirando fotos quanto para os aventureiros.
A atração mais famosa de Canela é a Cascata do Caracol. Afinal, não é todo dia que se pode ver uma queda d’água de 131 metros de um elevador panorâmico. Você pode muito bem tirar fotos e seguir a sua vida. No entanto, sempre têm os viciados em adrenalina. Para saciá-los, uma escadaria de 750 degraus permite a descida até a base da queda, vale lembrar que a volta é na subida.
Esse passeio já é suficiente para abrir o apetite, então vale voltar ao centro da cidade para as delícias típicas do local como o apfelstrudel (torta de maçã para quem não fala alemão). Acompanhamentos ficam a seu gosto, mas uma boa sugestão é o chocolate quente.
Alpen Park também não pode ficar de fora do circuito, especialmente se você tiver acompanhado por uma criança, ou for uma, claro. Tirolesas e pistas de trenós em meio às montanhas são diversão garantida. Vale checar também a programação do Festival Internacional do Teatro de Bonecos.

DOMINGOS MARTINS

Convenhamos que a cidade não é uma das mais badaladas no que se refere a viagens de inverno. Esse fator é positivo para aqueles que buscam sossego por um preço acessível. Domingos Martins se localiza no estado do Espírito Santo e traz uma curiosidade interessante: 90% do seu território fica acima dos 500 metros de altitude.
O cartão postal da cidade é uma formação rochosa que atinge dois mil metros de altura e é chamada dePedra Azul. O nome se dá pelo fato de que a pedra muda de cor de acordo com a incidência de Sol. O belo cenário permitiu que fosse criado um parque ao redor da formação rochosa, onde você pode fazer trilhas a cachoeiras, trakking, rapel, rafting e várias atividades radicais. As cavalgadas também são uma ótima opção para quem busca um passeio mais romântico.

GRAMADO

Chegamos a um dos destinos mais tradicionais para curtir o inverno no Brasil. A cidade de localiza pertinho de Canela, também no Rio Grande do Sul e o turismo é responsável por 90% de sua receita. Quem busca um clima aconchegante, culinária de primeira e até mesmo fazer compras, Gramado é o destino ideal para o inverno.
Os jardins das mais variadas flores são tão exuberantes que até batizam regiões da cidade como aAvenida das Hortências. Aliás, a avenida traz inúmeros barzinhos que servem um fondue melhor que o outro.
Não bastasse as belezas naturais, Gramado também é um importante polo cultural brasileiro. Anualmente, em agosto, a cidade recebe o famoso Festival Brasileiro e Latino de cinema, no qual são distribuídos prêmios Kikito.

MONTE VERDE

Não é por acaso que o clima de Monte Verde é denominado de tropical de altitude. O distrito se localiza no estado de Minas Gerais e fica a nada mais nada menos que 1500 metros acima do nível do mar. Se fosse considerado um município, Monte Verde seria o 2º mais alto do Brasil, perdendo apenas para Campos do Jordão.
O local abriga mais de 200 aconchegantes pousadas as quais oferecem tudo o que você precisa para curtir ao máximo o frio. Além disso, os aventureiros têm opções de trilhas soa mais variados tamanhos e que sempre coroam o esforço com uma bela paisagem. Destaque para a Trilha do Pico do Selado a qual permite que os aventureiros deixem uma mensagem em um livro que fica dentro de um tupperware ao seu final.

PETRÓPOLIS

Chegamos agora ao estado do Rio de Janeiro para falar da já conhecida e visitada Petrópolis. A ex-sede da família real no Brasil é também um dos destinos mais cobiçados dos brasileiros durante o inverno.  
Petrópolis é o lugar ideal para quem gosta de frio e de história. Os aventureiros podem ficar um pouco entediados por aqui. O cartão –postal da cidade é o Palácio Imperial, onde a família real morava. Sua arquitetura rebuscada e os amplos jardins impressionam qualquer um que passa por ali.
As catedrais também são um ponto forte do turismo local. Se aventure em uma das charretes que circulam pelas ruas e vá até o centro conhecer a bela catedral de São Pedro de Alcântara. Outro passeio interessante ali perto é conhecer casas em que moraram personalidades como Santos Dumont e a princesa Isabel.

POÇOS DE CALDAS

Poços de Caldas merece ser visitada em qualquer época do ano, mas é no inverno que a festança é mais intensa. A estância fica no sul do estado de Minas Gerais e é uma fonte natural de águas termais e com propriedades sulfurosas. Basicamente um SPA natural.
A beleza da paisagem se equivale à beleza dos cristais que são produzidos por aqui. Além de comprá-los, os visitantes podem acompanhar todo o processo de produção e aprender como essas maravilhas são feitas.
Os aventureiros também vão se divertir por aqui. A Serra de São Domingos é perfeita para a prática de voos livres, trekking e esportes radicais. Um teleférico permite que você veja de cima as belas paisagens.

CAMPOS DO JORDÃO

Encerramos a lista com o lugar mais manjado e visitado pelos brasileiros durante o frio: Campos do Jordão. A cidade mais alta do país (1628 metros de altitude) também é conhecida como a Suíça brasileira. O apelido não se dá pelo IDH, mas sim pelas construções e pelo clima europeu que envolve a estância climática.
Se você tiver um dinheirinho guardado não vai precisar se preocupar quase nada. Campos oferece várias opções de hospedagens, restaurantes e passeios. O Centro Turístico reúne os hotéis e estabelecimentos de apoio aos turistas, enquanto o Centro Comercial traz as lojas, mercados e a rede bancária.
Se você está na Suíça brasileira então é melhor não perder tempo para comprar chocolates e experimentar os diferentes sabores de fundue oferecidos pelos ótimos restaurantes especializados. Campos de Jordão é um reduto de conforto no meio do maciço da Serra da Mantiqueira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário